Médicos que querem estabilidade no cargo.
Médicos que querem um regime de trabalho diferenciado.
Médicos sem qualquer experiência em
Medicina Legal.
Médicos que querem sair do cotidiano da clínica.
Paulo Enio tem 42 anos e é perito criminal da Polícia Civil do Distrito Federal há 14 anos. Casado, tem um filho de 10 anos.
Formado em Odontologia, fez quatro cursos de especialização, entre eles Odontologia Legal, e é Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília.
Trabalha no Instituto de Criminalística da PCDF, onde soma mais de 1000 locais de crime periciados. Entre os tipos de perícias: homicídios, suicídios, latrocínios, estupros, lesões corporais, etc.
É autor do livro “Medicina Legal e Criminalística”, que está na segunda edição. Foi professor de graduação e pós-graduação no Brasil e na Inglaterra por 20 anos e foi Coordenador do curso de Especialização em Odontologia Legal em Brasília, é criador do Curso Perito VIP preparatório para concursos públicos.
Renato Lira, casado, tem 35 anos e é Perito Criminal da da Polícia Civil do Distrito Federal há 8 anos.
Formou-se em Odontologia, possui três títulos de especialização, entre eles em Odontologia Legal e em Antropologia Forense, é Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, doutorando na Universidade de Brasília.
No Instituto de Criminalística da PCDF, trabalha na Seção de Odontologia Legal, tendo atuado anteriormente na Seção de Crimes Contra a Pessoa e na Seção de Perícias de Biometria Forense e de Audiovisuais.
Já teve experiências como professor de graduação e de pós-graduação, além de ser criador do Curso Perito VIP preparatório para concursos públicos nas disciplinas de Odontologia Legal, Medicina Legal e Criminalística.
CAPÍTULO II – DO EXAME DE CORPO DE DELITO, DA CADEIA DE CUSTÓDIA E DAS PERÍCIAS EM GERAL – Do Código de Processo Penal.
CAPÍTULO VI – DOS PERITOS E INTÉRPRETES – Do Código de Processo Penal.
CAPÍTULO III – DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA – Falsa Perícia, Falso Testemunho, Fraude Processual, Exploração de Prestígio e TÍTULO VI-DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA – Perícia Médica – Do Código Penal.
CAPÍTULO VII – DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Da Constituição Federal.
TÍTULO II – DO CONDENADO E DO INTERNADO – Da Lei de Execução Penal.
CAPÍTULO VII – DAS DIPOSIÇÕES GERAIS – Da Lei nº 9.279 de 14 de maio de 1996.
CAPÍTULO XVII – DAS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS – Artigo 279 e CAPÍTULO XIX – DOS CRIMES DE TRÂNSITO – Artigo 312 – Do Código de Trânsito Brasileiro.
LEI DOS CRIMES DE ABUSO DE AUTORIDADE – Lei nº 13.869, de 5 de setembro de 2019.
Lei Complementar Estadual n° 258/2023 (Quadro Próprio dos Peritos Oficiais do Paraná).
Lei Estadual 21.117/2022 (Lei Orgânica da Polícia Científica do Paraná).
Lei Estadual 6174/1970 (Estatuto do Servidor Público do Paraná).
Lei Estadual n° 20.656/2021 (Processos Administrativos).
Artigo 50 da Constituição Estadual do Paraná.
Lei Federal n° 12030/09 (Lei da Perícia Oficial).
Lei Federal nº 13.675, de 11 de junho de 2018. (Lei do SUSP).
Lei nº 20.866 – 09 de dezembro de 2021 (Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Paraná).
Lei Estadual nº 21.640/2023 (Código de Ética da Polícia Científica do Paraná).
Conceito de Vestígio, Evidência e Prova; Conceito e definições de Cadeia de Custódia; Classificação dos vestígios em Microvestígios, Macrovestígios, Transitórios, Permanentes, Latentes, Percepitíveis, Verdadeiros, Ilusórios, Forjados, Humanos, Não-humanos, Absolutos e Relativos; Classificação do local de crime em mediato, imediato e relacionado; Noções da Fase Externa e Interna da Cadeia de Custódia dos Vestígios; Traumatologia Forense: estudo dos instrumentos perfurantes, cortantes, perfuro-cortantes, contundentes, corto-contundentes, perfuro contundentes e lesões correspondentes; agentes físicos não-mecânicos: lesões causadas por temperatura, eletricidade, pressão atmosférica, explosões e das energias ionizantes e não-ionizantes; Tanatologia Forense: sinais de morte; lesões vitais e pós-mortais; cronotanatognose e fenômenos cadavéricos; tipos de asfixias – enforcamento, estrangulamento, esganadura, sufocação, soterramento, afogamento, confinamento, gases inertes e outras; Formas primárias de identificação humana por impressões papilares, arcada dentária e genética; Balística Forense: Conceito de balística interna, externa e terminal; Noções de Fotografia: conceitos (lentes, velocidade, obturador, diafragma, distância focal, ângulo de visão, foco, exposição fotográfica), tipos de lente, tipos de câmera, tipos de flash, tipos de armazenamento de câmeras digitais, luzes (branca, temperatura, UV), equipamentos; uso, recorte, tratamento; Escaner 3D: Conceito, sensor Lidar (Light Detection and Ranging).
Autonomia pericial
Conceitos fundamentais; Estudo das lesões causadas por instrumentos perfurantes, cortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurocontundentes, perfurocortantes; Agentes físicos não-mecânicos: lesões causadas por temperatura, eletricidade, pressão atmosférica, explosões, energias ionizantes e não-ionizante; Asfixiologia: enforcamento, estrangulamento, esganadura, sufocação, soterramento, afogamento, confinamento e gases inertes; Avaliação e diagnóstico pericial em casos de tortura; Lesões corporais: conceitos e interpretação do artigo 129 do Código Penal; Legislação em perícias médicas; Avaliação do aparelho locomotor: debilidades motoras e funcionais; Avaliação do dano corporal.
Conceitos fundamentais; Princípios da identificação humana: identificação e identidade; Exumações em sepulturas regulares ou clandestinas; técnicas de escavação em sepulturas coletivas (valas comuns); Ossadas: diagnóstico médico-legal da espécie; sexo, idade e estatura em ossadas e restos humanos; sinais de violência; Grandes desastres.
Conceitos fundamentais; Aspectos médicos, éticos e jurídicos da morte; Perinecroscopia; Necropsia médico-legal: indicações, requisitos, técnicas; Sinais de morte; lesões vitais e pós-mortais; Cronotanatognose e alterações cadavéricas; tafonomia.
Conceitos fundamentais; Embriaguez etílica ou por outras drogas; legislação aplicável; Dependência do álcool ou de outras drogas; legislação aplicável; Estudo médico-legal das lesões causadas por substâncias cáusticas e venenos.
Conceitos fundamentais; Aplicações médico-legais do DNA.
Conceitos fundamentais; Estudo médico-legal dos crimes contra a liberdade sexual; Estudo médico-legal do abortamento; Estudo médicolegal do infanticídio.
Classificação das doenças mentais; Aspectos médicos e jurídicos; Aplicabilidade no campo penal; Inimputabilidade e semi-imputabilidade: avaliação médico-legal. Capacidade civil: avaliação médico-legal.
Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; Legislação e perícias de acidentes de trabalho; Perícias securitárias.
Responsabilidade civil e penal do médico; Lei Federal nº 6.194/1974 (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não); Lei Federal nº 11.945/2009 (Altera a legislação tributária federal e dá outras providências); Lei Estadual nº 19.362/2017 e Lei 21.101/2022 (Inumação de cadáveres humanos identificados e não reclamados e dos não identificados sob a custódia do Instituto Médico Legal do Paraná). Decreto-lei nº 2.848/1940 (Código Penal): art. 121 a 136 e art. 213 a 234-B. Lei Federal nº 6.015/1973 (Registros Públicos): Capítulo XV. Lei Federal nº 13.812/2019 (Institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas).
Conceitos fundamentais
Doenças coronarianas, insuficiência cardíaca, arritmias, hipertensão arterial, endocardite, insuficiência respiratória aguda, tromboembolismo pulmonar, acidentes vasculares cerebrais, sepse e abdome agudo
Infecções perinatais, doenças respiratórias agudas, diarreias agudas e meningites.
Assistência pré-natal, assistência ao parto normal e operatório e suas complicações, puerpério normal e patológico, síndromes hipertensivas na gestação, diabetes gestacional, placenta prévia e descolamento de placenta, sofrimento fetal.
Anamnese e entrevista psiquiátrica, retardo mental, esquizofrenias, transtornos do humor, transtornos neuróticos e transtornos somatoformes.
Conceitos Fundamentais
O Perito MED INTENSIVO é a melhor forma de se preparar para o concurso de Perito Médico-Legista do estado do Paraná.
Você terá acesso à:
*A vigência é desde a data da publicação do edital até a data da prova objetiva .
E aqui vai uma garantia para aqueles e aquelas que ainda estão na dúvida se o PERITO MED INTENSIVO é pra você.
Se em 7 dias você achar que o curso não é o que você esperava, ou seja qualquer o motivo, devolveremos 100% do seu dinheiro.
Não. Os concursos para Perito Oficial só exigem o diploma de curso superior (graduação) no ato da posse. Dessa maneira, até o acadêmico pode fazer o concurso.
Não. Os concursos para Perito Oficial só exigem o diploma de curso superior (graduação) no ato da posse.
A idade máxima para a realização de concursos na área pericial oficial é a de 75 anos, que corresponde à aposentadoria compulsória.
Sim. O Hotmart conta com um aplicativo Hotmart que permite que você baixe as aulas e assista quando e onde você quiser.
E por fim, o nosso acompanhamento com o GRUPO DO TELEGRAM que funciona todos os dias com tira-dúvidas sobre o assuntos e as questões que precisar. As discussões e o ganho de tempo ajudam demais.